And the Pritzker goes to...

A celebração da arquitetura de David Chipperfield

Por Luiz Paulo em 18/03/2023 às 13:06:04

Medalha concedida aos arquitetos considerados os destaques da arquitetura

  • Olá, pessoa! Como vão? Gostaria de começar hoje com: "And the Oscar goes to..." sempre quis usar essa frase, na verdade o mais correto seria escrever "And the Pritzker goes to...".

Para quem não está tão por dentro do universo da arquitetura, o prêmio Pritzker é uma espécie de Oscar da arquitetura, que premia a arquitetos e arquitetas por suas relevantes obras. Do nosso Brasil, já ganharam o prêmio, Oscar Niemeyer (1988) e Paulo Mendes da Rocha (2006).

Neste ano, a premiação foi realizada no dia no dia 7 de março e o arquiteto laureado foi o britânico, nascido em Londres, em 1953, Sir David Alan Chipperfield.

Sir David Chipperfield, contemplado com o prêmio Pritzker em 2023.

Estudou arquitetura na Kingston School of Art e na Architectural Association School of Architecture. Após se formar, trabalhou nos escritórios de arquitetos renomados, como Douglas Stephen, Norman Foster e Richard Rogers, até fundar em 1985 a sua firma, a David Chipperfield Architects.

O arquiteto, 52º premiado desde 1979, conta com escritórios em Londres, Berlim, Milão, Xangai e Santiago de Compostela, Chipperfield e a equipe têm mais de uma centena de obras que passam por mais de quatro décadas, chegando a três continentes distintos.

Os primeiros trabalhos do arquiteto estavam relacionados a projetos de interiores comerciais, em Londres, Paris, Tóquio e Nova York. Entre seus primeiros projetos para edifícios completos estão o Museu Gotoh, em Chiba, no Japão (1988-1991).

Museu Gotoh, Chiba - Japão

Seu primeiro grande projeto na Inglaterra foi o River and Rowing Museum in Henley-on-Thames (1989-1997).

Seus trabalhos mais notáveis mais famosos estão a reconstrução do Neues Museum, em Berlim, a ampliação da Royal Academy of Arts de Londres, o Museu Jumex de Arte Contemporânea na Cidade do México, o edifício One Pancras Square em Londres, a Valentino Flagship Store em Milão, a James Simon Galerie em Berlim e a renovação do Neue Nationalgalerie, também na capital alemã.

Museu Jumex, Cidade do México.

O projeto - Ilha dos Museus de Berlim foi capitaneado pelo escritório de David, que coordenando a outros escritórios de arquitetura, obtiveram com o rigor e qualidade a inclusão na lista de Patrimônio Mundial da Humanidade da Unesco, em 1998.

O arquiteto é notado por suas preocupações cívicas, também reconhecido por sua abordagem sutil, poderosa, elegante e discreta. Em 2010 for nomeado Caleiro da coroa britânica por seus serviços ao mundo da arquitetura, recebendo e 2011 o prêmio RIBA (Royal Intitute of British Architects – Instituto Real dos Arquitetos Britânicos).

Uma das intervenções que poucos arquitetos tiveram a honraria, foi concedida ao talentoso Chipperfield – intervir na Praça de São Marcos, em Veneza. A Procuratie Vecchie, do século XVI passou por reforma que incluiu a restauração do interior do primeiro e do segundo pavimento, nova circulação vertical e renovação do terceiro andar, com acesso público aos espaços de exposição, espaços de trabalho, eventos e um auditório.

Intervenções na praça de São Marcos, Veneza.

Os trabalhos do arquiteto vão além da arquitetura. O design de produtos também permeia a carreira de Chipperfield, em 2009 ele foi convidado pela famosa marca italiana, Alessi para criar uma série de utensílios de cozinha.

O arquiteto também acredita na escala local, em 2020 ele e sua esposa, Evelyn Stern abriram um bar na cidade costeira de Corrubedo, na Galícia, Espanha. Administrado pela filha do casal, Celeste, o Bar do Porto é resultado do interesse de Chipperfield e sua esposa pela culinária regional e parte do esforço maior do arquiteto em valorizar e preservar a cultura da Galícia, e essa não é a única iniciativa dele no mundo gastronômico, a Chipperfield Kantine, em Berlim, conta com uma cozinha vegetariana feita com produtos orgânicos frescos.

Em 2017, criou a fundação RIA, entidade cultural privada, sem fins lucrativos, cujo principal objetivo é a análise, o debate, o desenvolvimento e a promoção de ideias para apoiar o desenvolvimento e a proteção da economia local, bem como os valores arquitetônicos, urbanos, naturais e culturais dos estuários atlânticos da Galícia, no noroeste da Espanha. A fundação busca conciliar e fortalecer os esforços dos indivíduos e instituições públicas ou privadas relacionadas a essas áreas e, quando apropriado, operar como instrumento de coordenação dessas instituições.

Ele não corrobora com a ideia de "arquitetura internacional ou globalizada". Ele diz que a arquitetura está ancorada ao solo e contribui para a ideia de "lugar", assim diz o arquiteto:

"É muito raso um arquiteto ignorar a história e a cultura de uma cidade e dizer – eu tenho um estilo internacional – não há absolutamente nenhuma justificativa intelectual para isso. É o equivalente a não ter variação na culinária, você pode muito bem colocar todos os tipos de comida em um liquidificador e consumi-la como um shake rico em proteínas. Essa noção romântica de estilos e abordagens diferentes é importante, significa algo para as pessoas e quando e quando você tira o significado das coisas, acaba com uma existência muito entediante. A arquitetura deve emocionar, é aí que o caráter é importante. Temos que ter cuidado para não criar apenas produtos sem graça".

Na vida acadêmica o arquiteto ocupou a Cátedra Mies van der Rohe da Escola Técnica de Barcelona, Espanha e a Cátedra Norman R. Foster de Design Arquitetônico da Escola de Arquitetura de Yale. É professor visitante da University of Arts London (anteriormente London Institute).

Em 2012 ele foi curador da 13ª Bienal de Arquitetura de Veneza, que teve como título Common Ground. Atuou como mentor de arquitetura de 2016 a 2017 para a Rolex Mentor and Protegé Arts Initiative, e foi membro do Conselho de Curadores da The Architecture Foundation. Atualmente é curador do Museu Sir John Soane em Londres.

David também publicou diversos livros e artigos, incluindo o – On Planning – A Thought Experiment (2018, editado conjuntamente com Simon Kretz), uma publicação que explora e teoriza as qualidades urbanas de empreendimentos urbanos contemporâneos.

A firma do arquiteto já ganhou mais de cem prêmios e reconhecimentos internacionais, incluindo o Prêmio Stirling da RIBA pelo Museu de Literatura Moderna em Marbach, Alemanha, e os prêmios Mies van der Rohe (Prêmio da União Europeia para arquitetura contemporânea) e a Deutscher Architekturpreis pelo projeto no Neues Museum em Berlim.

Fonte: Adaptado de Archidaily Brasil

Zion
Luxhoki